Photobucket

03/07/2012




Luz e sombra formam uma unidade paradoxal de si mesmo
Existem duas etapas no homem para que possa chegar a plenitude do que ele é :
a retirada de uma máscara, a Persona, e o encontro com uma face desconhecida, a Sombra.
Quando o homem estabelece contatos com o mundo externo e procura se adaptar às exigências do meio em que vive, uma aparência que não corresponde à sua maneira de ser é assumida. Apresenta-se mais como os outros esperam que ele seja ou ele desejaria ser do que realmente É.. A esta falsa aparência Jung denominou de Persona.
Persona era a máscara que os antigos atores utilizavam para caracterizar o papel que estavam representando, o padre, o médico, o pai, o militar, por exemplo, mantendo uma fachada de acordo com as convenções coletivas, que ditam o que devem fazer, falar, vestir, etc. Na vida real bem como , aqui também representamos papéis , mas nada tem a ver com a individualidade.
E é justamente aí que reside o grande perigo, quando o indivíduo se confunde com a imagem das expectativas das pessoas quanto ao seu papel social e à educação que recebeu ficando reduzido a uma falsa imagem do que se é
A Persona é, de certa forma, um sistema útil de defesa. Todos possuem ou usam uma ou várias máscaras. O problema é que, na maioria das vezes, a Persona é inconsciente, e pouco a pouco, camufla o nosso verdadeiro ser.
Mas quando se tem consciência dela, o perigo não é tão grande, como aqui nas salas de bate papo, ela se torna consciente ...é uma maneira de camuflar o que somos verdadeiramente, assumindo mais comportamentos , muitas vezes desejados e esperados pelos outros , e,sem dificuldades podemos tirá-la e colocá-la novamente (como os atores antigos), retirando as mascaras ..uma a uma ...de acordo com as circunstancias e diante de determinadas pessoas.
Mas muitas vezes acontece que acabamos ficando presos à nossa Persona e identificando-nos com ela,e os outros, nos veem não como somos mas como se acha que se é , é este é o perigo.
Tantas vezes eu mesma ou o Andre colocamos tão bem isso nas salas e pouco foi compreendido, por usarmos o lado mais sombrio do homem , mas em nada é como se revela ser . Usando o lado escuro ( Sombra) onde moram todas as coisas que desagradam , ou mesmo que machucam, que leva a perplexidade , assumimos um lado positivo , fazendo as pessoas projetarem suas fragilidades, medos e comportamentos que necessitam ser trabalhados , pois o que importa é o que se É o que temos dentro de nós , para nossa felicidade e não o que se representa para o outro. Cada qual é como é , e somos ÚNICOS num universo aonde predomina a diversidade......Por isso cada qual tem o seu valor , a sua luz, a sua riquesa interior,suas virtudes e isso que importa.... como voce se sente em relação a si mesmo, como voce é... e não como te enxergam, mas sim...os tesouros do seu coração!
O seu verdadeiro eu.
.Se existem opiniões alheias favoráveis ou nao é pura exterioridade .Veja se algo que considera ofensa doe te profundamente , só revela pretensões que intimamente tem de satisfazer e fortalecer a imagem que passa para os outros , e muitas vezes o que percebes de dificuldade no outro , vem de encontro à dificuldades que percebes nesse lado sombrio da sua alma.
Porque a sombra faz parte da totalidade da personalidade, é a metade obscura da alma. são as coisas que não aceitamos em nós, e nos outros ...fragilidades ....ligada a projeçòes que projetamos sobre o outro, o vizinho, o inimigo, ou até mesmo em “uma figura símbolo como o demônio”... Dando vasão vamos trabalhando a nivel inconsciente nossas dificuldades e expectativas também .. Porém muitas pessoas assumem essa mascara em si mesmo, e quanto mais aderir a pele do individuo mais dolorosa a operaçao psicologia para retira- la .
No mundo real a retirada da máscara é um ato de coragem: mostra um lado obscuro que não agrada ao ego ( seu eu ) ; agride frontal e compensatoriamente a Persona que o Ego construiu e que se reconheceu.
A retirada da Persona e o encontro com a Sombra são etapas fundamentais para o processo de maturação psicológica, . o autoconhecimento ..é o encontro consigo mesmo .
.Nem sempre somos o que projetamos ou o que deixamos passar para o outro , pois só o conhecimento traz a verdadeira visão do coração de alguém e de si mesmo ..Já dizia o Mestre Jesus : o olho é a luz do corpo ..Se teu olho é são todo o teu corpo será iluminado.
.Que tais mascaras possam ser percebidas por cada um , através da conscientizaçao do que se é .....e do que se representa ... ...para que através da luz do entendimento enxerguem com maior clareza o que cada um é ..no verdadeiro encontro consigo mesmo..........Pois percebendo -se ........ percebem melhor o outro
Conhecer...... significa Ser e atuar ..
.
beijos ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário